top of page

A Importância da Conscientização e Treinamento de Cibersegurança para Funcionários

Treinamento em cibersegurança é fundamental para qualquer empresa

O mundo está enfrentando um número cada vez maior de ameaças cibernéticas, e empresas de todos os tamanhos já começaram a perceber a importância de se ter uma estratégia de cibersegurança completa e atualizada para resolvê-las ou evitá-las. No entanto, uma parte fundamental desta estratégia, muitas vezes negligenciada pelos empresários, é a conscientização e o treinamento dos funcionários sobre as ameaças cibernéticas.

Não adianta ter todas as ferramentas para evitar ataques hackers se seus funcionários, que usam as plataformas de trabalho diariamente e têm acesso a dados sensíveis da empresa, não souberem nem mesmo a importância de usar senhas fortes.

Este artigo mostrará por que é importante que os funcionários recebam treinamento e conscientização de segurança da informação, e as diferenças entre esses dois termos, bem como os tópicos básicos que devem ser abordados ao tratar do assunto.


Por que é importante?

De acordo com a Gartner, até 2025, mais da metade dos ataques cibernéticos de grande escala serão resultado de falhas humanas. Um levantamento da empresa com 1.310 funcionários de empresas ao redor do mundo em maio de 2022 mostrou que 69% dos funcionários ignoraram ao menos uma orientação de cibersegurança no ambiente de trabalho nos 12 meses anteriores. Além disso, 74% deles disseram que ignorariam recomendações se isso os ajudasse a atingir seus objetivos de negócios.

Os criminosos veem a parte humana como o ponto mais vulnerável das organizações e, por isso, usam táticas de engenharia social para iniciar seus ataques. "As ferramentas tradicionais de segurança cibernética têm visibilidade limitada das ameaças que vêm de dentro, e é por isso que os CISOs devem considerar cada vez mais o risco interno ao desenvolver um programa de segurança cibernética," aponta Paul Furtado, VP analyst da Gartner.


Conscientização e treinamento: quais as diferenças?

Embora os termos pareçam iguais, conscientização e treinamento de funcionários consistem em ações distintas, mas complementares e essenciais em uma estratégia de gestão de segurança da informação. O primeiro conceito diz respeito ao "porquê", enquanto o segundo se refere ao “como”.

A conscientização dos funcionários sobre segurança cibernética tem como objetivo explicar por que é importante falar sobre o tema e criar uma mudança cultural na empresa para que a cibersegurança seja uma prioridade na vida do funcionário, até mesmo fora do ambiente de trabalho. É nesta etapa que os funcionários entendem por que precisam ter senhas fortes ou prestar atenção a e-mails recebidos de fora da organização.

Conscientizar os funcionários sobre segurança cibernética tem como objetivo não apenas explicar por que é importante falar sobre o tema, como também criar uma mudança cultural na empresa para que a cibersegurança seja uma prioridade na vida do funcionário até mesmo fora do ambiente de trabalho.

É na etapa de conscientização, por exemplo, que os funcionários entendem por que precisam ter senhas fortes ou prestar atenção a e-mails que recebem de fora da organização.

Já o segundo conceito, o de treinamento, foca em como os funcionários poderão proteger os dados da companhia. É aí que entra o ensinamento de técnicas e ações específicas que servirão para capacitar o funcionário para que ele próprio possa identificar e mitigar possíveis brechas ou ameaças que surgirem.

Nesta etapa, por exemplo, os funcionários poderiam descobrir como usar sites de gerador de senhas ou identificar um e-mail falso em meio a outros verdadeiros.


Quais devem ser os tópicos básicos?

Existem vários temas que podem e devem ser abordados durante a conscientização e treinamento dos funcionários de uma empresa. No entanto, a importância que cada um deve ter e o tempo que deve se levar com cada tema muda conforme as necessidades da empresa.

Mesmo assim, apresentamos abaixo alguns dos principais temas a serem considerados:


  • Técnicas de engenharia social, incluindo phishing

  • Importância do uso de senhas fortes

  • Cuidados para se ter nas redes sociais

  • Segurança de redes Wi-fi públicas

  • Como manter seus dispositivos seguros no home office

  • O que fazer em casos de dispositivos infectados com malware ou outros vírus

  • Como funciona o armazenamento de dados na nuvem

  • O que são ameaças de endpoint



Na FastHelp, oferecemos estratégias de cibersegurança completas para o seu negócio, não esquecendo da conscientização e treinamento dos seus funcionários para que a sua empresa não esteja vulnerável por nenhum lado. Assim, não deixe de entrar em contato com os nossos especialistas!

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page