7 Sinais de que sua empresa precisam de um especialista de segurança da informação

7 Sinais de que sua empresa precisam de um especialista de segurança da informação

 

A segurança da informação é assunto muito sério, embora ainda nem todas as empresas prestem atenção ao assunto. Nunca é tarde demais para reforçar sua proteção - e a de seus clientes. Com a ajuda de profissionais qualificados, é possível diagnosticar as principais vulnerabilidades e necessidades, e remediá-las da maneira mais adequada.

Veja a seguir quais são alguns dos sinais que mostram que você e sua empresa precisam da ajuda de especialistas em segurança da informação.

 

1. Você manuseia dados sensíveis

Uma empresa que não toma os devidos cuidados pode sofrer grandes prejuízos. Em primeiro lugar, ela fica a mercê de hackers e malfeitores, que podem tentar extorquir você e paralisar seus negócios. No caso de clientes, as perdas podem ser ainda maiores. Não lidar com a segurança de maneira adequada com certeza vai passar a mensagem de que sua empresa não zela pela segurança e bem-estar dos clientes. Se algum ataque ou vazamento ocorrer, seu nome será manchado, prejudicando os negócios e as finanças.

Além disso, trabalhos importantes podem ser perdidos e é preciso ter uma estratégia para prevenir maiores danos. O suporte de TI se certifica de que dados, equipamentos, servidores e outros elementos importantes da infraestrutura da sua empresa estejam protegidos.

Veja também: Os riscos da falta de proteção dos dados de seus clientes

 

2. Você sofreu uma invasão

Qualquer ferramenta usada no dia a dia pode se tornar um potencial alvo. Softwares, computadores, celulares, tablets, wifi interno e de terceiros, e-mail, servidores, etc. Se não houver monitoramento e proteção adequados, tudo pode ser um convite à ação de criminosos.

Além de malwares, vírus e roubo de dados, sua empresa também pode sofrer o ataque conhecido como ransomware, que vem crescendo no mundo todo. Hackers pedem altas quantias para "devolver" dados roubados e causam transtornos e prejuízos. De acordo com dados, 95% das invasões de hackers começam com um ataque de phishing feito por e-mail. Isso acontece porque os golpistas conseguem criar diversos disfarces nesse tipo de mensagem eletrônica, fingindo ser um parente, um colega de trabalho ou um prestador de serviço da nossa confiança.

Veja também: Como saber se seu computador foi invadido?

 

3. Sua rede está instável

Uma conexão estável e rápida à internet é um pré-requisito mínimo para o bom funcionamento de qualquer negócio. A escolha do tipo conexão a ser instalada e sua distribuição pela rede da empresa é uma atribuição fundamental do suporte de TI. Parece simples selecionar, instalar e fazer a manutenção da internet, mas trata-se de um conhecimento específico, que requer domínio do funcionamento das redes, sejam wi-fi ou cabeadas. Apenas os profissionais do TI têm a competência necessária para implementar uma infraestrutura que não deixe ninguém na mão.

Cada vez mais, sites têm players de vídeo, áudio e outras ferramentas que geram um enorme consumo de dados. Ao usar o filtro de conteúdo e garantir que apenas o necessário será acessado, você economiza no consumo da banda da sua rede. Isso pode ajudar a tornar a conexão à internet mais estável e mais rápida.

 

4. Seu técnico de TI não consegue resolver um problema

Pequenos negócios também precisam da segurança que esse tipo de suporte pode dar. Não é necessário gastar muito nem ter funcionários próprios que cuidem desse setor. Hoje, é possível contratar serviços de suporte terceirizados. E, muitas vezes, esse serviço pode ser prestado remotamente, sem a necessidade da presença física.

Os americanos têm um ditado que qualquer grupo – ou empresa – só é tão forte quanto seu elo mais fraco. Se esse ponto fraco for o setor de TI, sua empresa e seus clientes estarão expostos a toda sorte de riscos. Lembre-se que ao lidar com hackers profissionais, “aquele sobrinho que entende de computação” não vai poder te ajudar. Você precisa das ferramentas adequadas – e dos profissionais capazes de opera-las.

Parece óbvio dizer que ter um suporte de TI ajuda sua empresa a se sentir mais segura, mas não custa nada repetir. Existem, infelizmente, diversos exemplos de descuidos nesse quesito e o suporte é uma das ferramentas fundamentais para proteger seus dados e os usuários dos sistemas da empresa. Os profissionais do TI têm a responsabilidade de monitorar possíveis ameaças e tomar medidas caso alguma brecha de segurança ocorra. Eles mantêm os antivírus, os dispositivos de segurança e os softwares atualizados, garantindo uma camada extra de proteção que usuários leigos não são capazes de prover

Veja também: A solução definitiva para os problemas que seus técnicos internos não resolvem

 

5. Você precisa fazer backups constantes

Preservar a integridade da sua informação não é uma missão pequena. E não é uma missão simples. Especialmente quando uma empresa tem dezenas ou até centenas de funcionários. Poucas pessoas têm o hábito de fazer backup de seus dados. E, pior, só pensam nisso quando algo grave acontece.

O suporte de TI se responsabiliza por isso e garante que tudo será gravado com uma certa frequência, para que nada seja perdido e o que é importante para o funcionamento geral da empresa esteja sempre acessível, mesmo em situações difíceis.

Veja também: Quais são os tipos de Backup?

 

6. Você precisa otimizar a experiência do usuário

Monitorar e melhorar a experiência do usuário pode ajudar a melhorar a eficiência do seu serviço de TI consideravelmente. A ferramenta APM (Gerenciamento de Desempenho de Aplicações) cumpre essa função, mostrando a todos os stakeholders do seu negócio como está o desempenho onde estão as oportunidades para melhoria. Ela faz isso por meio de um dashboard com as métricas mais importantes para você.

Com o APM, as equipes de TI ficam sabendo se a empresa está cumprindo os acordo de níveis de serviço. Fica mais fácil identificar quais usuários estão sendo afetados por um determinado problema --e se comunicar com eles para informar que soluções estão sendo tomadas, dessa maneira, eles sentem que o serviço prestado é confiável e transparente.

Nós da Fast Help, recomendamos a ferramenta de Experiência do Usuário da Dynatrace. Para entender mais sobre solicite um contato de um de nossos consultores neste formulário.

 

7. Você tem problemas com acessos à sites inseguros e indevidos no ambiente de trabalho

Vírus, malwares e desperdício de tempo não são os únicos problemas que sua empresa pode ter de enfrentar caso não tenha um filtro de conteúdo. Usuários podem acessar e baixar conteúdo ilegais, que podem trazer problemas para a companhia. Por exemplo, fotos ilegais e materiais protegidos por direitos autorais. Se não houver restrições a sites, fóruns e ferramentas que distribuem esses conteúdos, a qualquer momento um usuário pode baixar e manter esses arquivos na sua rede.

Sua lista de bloqueio deve incluir  endereços conhecidos por hospedar malwares, vírus, estarem sujeitos a ataques e facilitarem a invasão de computadores, redes e servidores. Informe-se e procure saber quais sites são mais vulneráveis ou nocivos. Muitas vezes, os usuários podem ser redirecionados a eles sem querer, através de scripts maliciosos ou clickbaits. Por isso, é essencial implementar um bloqueio de sites que preveja esse tipo de ameaça. Assim, você garante a integridade de todos os usuários, programas e sistemas hospedados na rede interna.

Veja também: Como o filtro de conteúdo web pode tornar seus colaboradores mais produtivos

 

Nunca é tarde para procurar especialistas que podem manter seus dados e os dos seus clientes seguros. A Fast Help está pronta para ajudar. Converse conosco.

Siga-nos

       

 

Contato:

 SIA/SUL Trecho 03 Lote 990,  Cobertura - Edifício Itaú

 CEP: 71.200-030 - BRASÍLIA/DF

 +55 (61) 3363-8636

 contato@fasthelp.com.br

Enviar mensagem

Últimas Notícias