Como o filtro de conteúdo web pode tornar seus colaboradores mais produtivos

Como o filtro de conteúdo web pode tornar seus colaboradores mais produtivos

 

Não há como evitar: hoje em dia, a vida de todos está cada vez mais ligada à internet. Fazemos tudo pela web, desde nos comunicar com nossos parentes e amigos, passando por resolver problemas no trabalho e até cuidar da vida financeira e burocrática. Pagamos nossas contas usando a internet, marcamos consultas médicas, fazemos compras, supermercado, pedimos o almoço e nos divertimos em sites de vídeo, música e games.

 

Sem dúvida, tratam-se de facilidades que nos ajudam muito no dia a dia. Mas, quando estamos falando do ambiente de trabalho, a internet pode mais atrapalhar do que ajudar. E pode causar prejuízos. Claro, a rede mundial também trouxe inúmeros avanços para empresas e facilitou a comunicação e os processos - sem falar em economia. No entanto, se essa ferramenta não for usada de maneira adequada, ela pode acabar prejudicando a produtividade e a segurança de uma companhia.

Começando pelo óbvio, os trabalhadores podem usar a internet de maneira inadequada e se distraírem durante o horário de trabalho, visitando sites que nada têm a ver com suas funções. Pesquisas mostram que 85% dos brasileiros acessam as redes sociais durante o período de trabalho. Quase metade das pessoas (45%) que admitem acessar esses sites durante o horário de trabalho admitiram que isso atrapalha a capacidade de concentração.

Existe também a possibilidade de que queiram resolver questões pessoais durante o expediente (como fazer compras, pagar contas, etc.). Essas distrações podem significar uma perda de até 30% do tempo de trabalho. A web, como bem sabemos, está cheia de armadilhas e esses momentos de distração podem ser perigosos. Sites com malwares ou vírus podem contaminar sua rede e se espalhar pelas máquinas dos funcionários.

Para evitar esses problemas, um filtro de conteúdo pode ser a solução. Mas se você acha que ele serve apenas para restringir o acesso a determinados conteúdos, está enganado. Claro, sua função principal é deixar sites perigosos e desnecessários fora de alcance, mas ele também pode ajudar a entender quais são os hábitos de navegação dos funcionários e ajudar a criar com eles as melhores estratégias para o uso dos filtros de conteúdo. Veja a seguir quais as principais vantagens dessa ferramenta.

 

Filtro de conteúdo: o que é e como funciona?

O filtro de conteúdo web cria uma barreira entre o computador e a internet. Tudo o que os usuários acessam tem de passar por essa ferramenta. Existem diversas opções de como configurar a permissão de cada indivíduo, ou seja, é possível conceder muitos níveis de acesso e permissões distintas. É possível criar listas de sites permitidos e listas de endereços proibidos.

Essas listas também podem ser atribuídas de diferentes maneiras e podem ser criadas em diferentes formatos e assinaladas a diversos grupos de usuários. O filtro de conteúdo, além disso, consegue escanear o conteúdo de sites e restringi-los de acordo com as permissões e restrições configuradas pelos administradores de rede. Eles podem ter diferentes formatos e maneiras de operação: podem ser extensões para navegadores, softwares instalados em máquinas ou uma solução que controle o acesso em uma rede inteira.

 

Proteção contra conteúdos maliciosos

Uma das grandes vantagens de usar um filtro de conteúdo é manter os usuários protegidos contra malwares, vírus e outros conteúdos maliciosos. Isso acontece porque é possível bloquear URLs conhecidas por espalhar esses arquivos. É possível, no entanto, burlar o filtro de conteúdo usando algumas ferramentas simples, como uma conexão VPN. Por isso, é preciso planejar bem como a rede será filtrada, para evitar que os usuários passem por cima do filtro e fiquem expostos ao risco.

 

Aumento da produtividade

O filtro de conteúdo pode ajudar sua empresa a aumentar a produtividade. Uma vez que será difícil ter acesso à conteúdos que possam causar distrações, os funcionários ficam mais focados nas tarefas que de fato precisam desenvolver. Mas é preciso ir além de apenas restringir o acesso e impedir que as pessoas entrem em determinados sites.

Antes de sair criando restrições, o ideal é conversar com todas as áreas da empresa e entender quais são as necessidades de acesso de cada uma delas.

Se isso não for feito, sua empresa corre o risco de impedir seus colaboradores de trabalhar corretamente e o desempenho do negócio correrá risco. Além disso, nem sempre é preciso restringir todo o acesso a sites de notícias ou redes sociais. Para saber qual é a melhor maneira de usar o filtro de conteúdo, tenha uma conversa ampla e franca com toda a empresa.

 

Distância de conteúdos ilegais

Vírus, malwares e desperdício de tempo não são os únicos problemas que sua empresa pode ter de enfrentar caso não tenha um filtro de conteúdo. Usuários podem acessar e baixar conteúdo ilegais, que podem trazer problemas para a companhia.

Por exemplo, fotos ilegais e materiais protegidos por direitos autorais. Se não houver restrições a sites, fóruns e ferramentas que distribuem esses conteúdos, a qualquer momento um usuário pode baixar e manter esses arquivos na sua rede.

 

Manutenção da banda da rede

Cada vez mais, sites têm players de vídeo, áudio e outras ferramentas que geram um enorme consumo de dados. Ao usar o filtro de conteúdo e garantir que apenas o necessário será acessado, você economiza no consumo da banda da sua rede. Isso pode ajudar a tornar a conexão à internet mais estável e mais rápida.

 

Monitoramento constante

Não é possível prever 100% dos sites que as pessoas tentarão acessar. Por isso, os filtros de conteúdo não só bloqueiam os sites indesejáveis, mas também monitoram os hábitos de consumo da internet dos funcionários.

Assim, se um determinado site começar a ser acessado por muitas pessoas e isso estiver prejudicando a segurança, a produtividade ou a velocidade da conexão, os administradores de rede podem identificar o problema e lidar com ele imediatamente.

 

Ficou alguma dúvida sobre Filtro de Conteúdo Web? Nós podemos te ajudar com isso! Fazendo uma análise totalmente grátis de todo seu ambiente de TI e oferecemos a melhor solução para sua empresa. Basta apenas preencher esse formulário e entraremos em contato.

Siga-nos

       

 

Contato:

 SIA/SUL Trecho 03 Lote 990,  Cobertura - Edifício Itaú

 CEP: 71.200-030 - BRASÍLIA/DF

 +55 (61) 3363-8636

 contato@fasthelp.com.br

Enviar mensagem

Últimas Notícias