Qual é a importância dos Scanners de Porta?

Qual é a importância dos Scanners de Porta?

 

Falar de scanner de portas é tão importante quanto complexo. Em primeiro lugar, é preciso entender como funcionam as portas. As portas são, como o próprio nome diz, locais pelos quais os computadores, programas e processos se conectam, por exemplo, a uma rede. Para que diversos elementos de um computador ou dispositivo funcionem, é preciso que exista uma troca de informações.

O canal por onde isso acontece é, justamente, a porta. Existem diversos tipos de portas, que realizam diferentes funções. Algumas são exclusivas, ou seja, realizam apenas uma tarefa - como, por exemplo, a caixa de correio de uma casa, que é usada para receber cartas, pacotes e revistas. Outras, realizam vários tipos de comunicação ao mesmo tempo.

 

O que faz um scanner de portas?

O scanner de portas serve para "mapear", classificar e testar as portas existentes em uma determinada rede, seja ela interna ou a rede mundial de computadores. Ele procura por possíveis falhas e brechas para evitar invasões e ataques cibernéticos. Numa rede, como a da sua empresa, ele consegue fazer essa varredura em centenas de dispositivos simultaneamente, verificando o sistema e vasculhando possíveis brechas que podem ameaçar a segurança dos seus dados e colaboradores.

 

Ele pode ser usado para o mal?

Geralmente, o scanner de portas é usado para o bem, garantindo que a rede verificada esteja protegida e sem nenhuma brecha. Mas, infelizmente, ele também pode ser usado para o mal. Nas mãos de cibercriminosos, o scanner de portas pode servir para identificar falhas em uma rede e se aproveitar delas para cometer crimes.

Isso acontece porque a ferramenta "olha" todo o sistema buscando certas informações, como quais serviços estão ativos, que portas eles estão usando e quais são as brechas de segurança que podem ser exploradas pelos malfeitores. O scanner de portas funciona da seguinte maneira: ele olha as portas TCP e UDP e vê se estão abertas, fechadas ou em escuta. A ferramenta pode ser configurada para que você defina quais portas deseja verificar.

 

O que são portas?

Mas o que são portas TCP e UDP? O TCP (Transmission Control Protocol, protocolo de controle de transmissão) e o UDP (User Datagram Protocol, protocolo de datagrama do usuário) são duas maneiras de estabelecer essa conexão entre o computador (ou dispositivo) e uma rede. Quando um computador se conecta a uma rede, ele recebe um número IP, um endereço que o identifica.

Mas, você sabe, um único computador pode ter dezenas ou centenas de serviços e programas funcionando ao mesmo tempo. Ao invés de criar um endereço de IP para cada um deles (navegadores, serviços de e-mail, programas de edição de imagem, etc), é reservada uma porta para cada um deles, um espaço de conexão que o identifica e permite com que troque informações. Existem 65.536 portas TCP ou UDP. É possível, portanto, que um único endereço IP execute 65.536 serviços ao mesmo tempo. Existe alguma diferença entre TCP e UDP?

Sim, existe. O TCO é um protocolo mais seguro porque faz verificações a respeito das informações trocadas. Já o UDP é menos confiável porque não tem essas verificações, mas é bastante útil porque é mais rápido que o TCP.

 

Quais são as características do TCP?

Em primeiro lugar, ele garante que pacotes de informações cheguem ao seu destino na ordem certa, exatamente do jeito que foram enviados e em funcionamento pleno. Para isso, o TCP divide arquivos grandes em pedaços menores (os tais "pacotes") e transmite cada um de maneira separada. Eles podem chegar por diversas vias e, muitas vezes, são entregues fora da ordem original.

Por meio do TCP, a entrega é organizada e os dados chegam organizados ao programa a qual eles se destinam. Ele também se certifica de que esteja tudo certo, de que os dados não tenham sido mudados ou corrompidos no caminho. O TCP informa à origem dos arquivos de que tudo foi recebido corretamente e verifica para saber se o que recebeu está correto ou não. Se algum problema ocorre, apenas os pacotes que não chegaram corretamente são reenviados.

Por usar todos esses passos, o TCP é considerado mais confiável, por seu maior nível de segurança.

 

Existe algum tipo de organização?

Sim, existe uma padronização internacional para alguns tipos específicos de utilização. Por exemplo: a porta número 21 é usada para FTP (File Transfer Protocol); a número 110 é dedicada ao POP3; a 443 é designada ao HTTPS; o SMTP ocupa a porta número 25. Existe uma lista completa de quais portas são usadas para quê na página da Internet Assigned Numbers Authority. Mas é importante observar que esse uso não é obrigatório e que cada serviço pode se conectar a qualquer porta.

 

Então como funciona o scanner de portas?

O que o scanner de portas é, então, uma maneira saber o que está conectado em qual porta e se há algum serviço usando determinadas portas. Quando essa ferramenta é usada para o mal, o scanner de portas funciona de maneira a não ser detectado. Mas é possível configurar a segurança de rede para que um alerta seja emitido caso um escaneamento malicioso esteja sendo feito em uma determinada rede.

Uma estratégia possível é programar um alerta que seja disparado quando existe uma tentativa de conexão com um canal que esteja fechado. Claro que isso pode acontecer por acidente, por isso é importante criar parâmetros mínimos, como uma quantidade mínima de tentativas de "conversa", o que indicaria uma tentativa de escaneamento da rede.

Quando se está tentando fazer apenas um diagnóstico dos dispositivos em uma rede, o scanner de portas pode ajudar a saber quais portas estão fechadas e deveriam estar abertas, quais têm problemas de conexão e se em alguma delas há alguma vulnerabilidade importante. Esse método pode ajudar a dar mais segurança e mais eficiência à rede da sua empresa.

É importante manter os dispositivos sempre atualizados, tanto seus programas quanto os sistemas. Além disso, os antivírus precisam estar atualizados em funcionamento o tempo todo, assim como o firewall, que evita que conexões indevidas sejam realizadas por portas que estão sem uso.

Siga-nos

       

 

Contato:

 SIA/SUL Trecho 03 Lote 990,  Cobertura - Edifício Itaú

 CEP: 71.200-030 - BRASÍLIA/DF

 +55 (61) 3363-8636

 contato@fasthelp.com.br

Enviar mensagem

Últimas Notícias