Porque devo monitorar as redes do ambiente de TI?

Porque devo monitorar as redes do ambiente de TI?

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Sua empresa atualiza os softwares dos equipamentos? Fica de olho nos antivírus? Tem procedimentos de segurança para evitar que os funcionários caiam em spam, phishing ou roubo de dados? Caso a resposta seja "sim" para tudo isso, parabéns. Mas saiba que, apesar de essenciais, essas medidas não são suficientes.

Para garantir a segurança e a eficiência do seu sistema, dos seus equipamentos e da sua rede, é preciso acompanhar tudo em tempo real. E a única maneira de garantir que isso aconteça é monitorando as redes TI. Só assim será possível identificar problemas e evitar que eles comprometam o desempenho da sua empresa e de seus funcionários. 

Alguns dados dão uma ideia dos prejuízos financeiros e de produtividade que podem atingir uma empresa que não faz o acompanhamento adequado de seus sistemas. Uma pesquisa da consultoria Forrester mostrou que o custo de uma hora de inatividade em uma rede pode custar entre US$ 1 milhão e US$ 10 milhões. 

Um terço dos profissionais de TI entrevistados (34%) afirmaram que todos os dias suas redes ficam indisponíveis; 42% afirmaram demorar de uma hora a uma semana para encontrar um problema; mais da metade (60%) disseram que entre quatro e dez funcionários são acionados para resolver a falha. 

Ou seja, o funcionamento inadequado da infraestrutura pode causar sérios prejuízos e afetar o desempenho da empresa como um todo. Por isso, é preciso que os profissionais de tecnologia possam agir com rapidez e precisão. Veja a seguir porque é importante ter monitoramento das redes TI.

 

Olho no lance

Monitorar significa acompanhar o desempenho das redes TI em tempo real. Dessa maneira, sua equipe poderá ser alertada de possíveis problemas assim que acontecerem e tomar a atitude mais adequada. Também podem ser identificados problemas de desempenho, conectividade e outras questões que poderiam passar despercebidas caso não houvesse o acompanhamento constante das redes TI. 

A qualquer momento, elementos cruciais da sua infraestrutura podem ser comprometidos por ataques, falhas de software, hardware, necessidade de manutenção. Estabelecer o monitoramento é saber desses problemas assim que acontecerem e, dessa maneira, reagir imediatamente para consertá-los.

 

Precisão

Como já dissemos acima, o monitoramento das redes TI permite que sua equipe de tecnologia esteja sempre de olho em tudo o que acontece. Por isso, na hora de resolver problemas, sua empresa ganha precisão. Afinal, saber o que está causando uma determinada falha, onde e quando ela está ocorrendo, agiliza a ação e permite lidar diretamente com a questão a ser resolvida. 

Em vez de passar horas e dias tentando encontrar a falha, sua equipe saberá exatamente onde e como deve agir. Trata-se de uma economia de tempo e dinheiro: serão repostos apenas os equipamentos e componentes necessários e evita-se a perda de dispostivos que estão funcionando perfeitamente bem.

 

Longo prazo

O monitoramento de redes TI não garante mais precisão apenas a curto prazo. Ela também é uma vantagem a longo prazo, uma vez que permite identificar tendências na sua rede. O acompanhamento ao longo do tempo pode fornecer dados preciosos, que mostram comportamentos difíceis de encontrar de outra maneira. Monitorar também significa ver os padrões da rede e desenvolver soluções para melhorar desempenho ou minimizar falhas.

 

Antecipação

Outra enorme vantagem que o acompanhamento em tempo real de redes TI traz é prever quais tipos de falha seus equipamentos podem apresentar e se antecipar a eles. Em vez de precisar substituir alguma peça apenas quando ela falha, a equipe de tecnologia será capaz de saber que alguns equipamentos precisarão de manutenção em breve e agir antes que os problemas de fato ocorram. Você ganha uma margem de segurança e evita que sua rede opere no limite.

 

Transparência

Não pense que o monitoramento das redes TI é favorável apenas ao trabalho da equipe de tecnologia. Uma vez que as atividades no ambiente da empresa ficam disponíveis em dashboards e podem ser visualizadas em relatórios, essa ferramenta aumenta também a transparência interna. Os gestores podem ter acesso às informações críticas para a tomada de decisões estratégicas. A comunicação entre as diferentes áreas também se torna melhor, uma vez que todos podem ter acesso aos dados pertinentes e discutir melhorias.

 

Mais velocidade

Quando algum problema é identificado nas redes TI, ter o monitoramento faz a diferença também na velocidade de resolução. Por conta da precisão que essa ferramenta tem (saiba mais acima), é possível pular etapas e ter foco. Assim, ganha-se tempo não apenas no que diz respeito aos profissionais de TI, mas como um todo em sua empresa. Funcionários e times perdem menos tempo com questões de software, hardware e outros, e podem voltar às suas atividades com maior rapidez.

 

Planejamento

O acompanhamento a longo prazo (saiba mais acima) também permite aos profissionais de TI a planejar ações, consertos, melhorias e expansões nas redes TI. Os principais gargalos, falhas e limitações serão conhecidos de antemão. Caso sua empresa esteja planejando expandir as atividades, investir em novos serviços ou produtos, os gestores saberão exatamente o que será preciso para garantir o funcionamento correto da infraestrutura de TI.

Isso evita erros, falhas nos serviços e outros problemas que diversas companhias enfrentam em seu dia a dia justamente por não monitorar suas redes TI. Além disso, essas informações serão essenciais na hora de fazer novos investimentos, uma vez que sabendo quais são as exatas necessidades do negócio é possível obter o retorno adequado para os investimentos e evitar desperdício de dinheiro. 

 

Menos frustrações

Embora essa questão possa parecer menor, é importante levar em conta a satisfação dos usuários ao utilizarem os equipamentos e ferramentas da empresa. Afinal, sua produtividade depende cada vez mais de softwares e dispositivos que inviabilizam o trabalho se não funcionarem da maneira esperada.

O monitoramento ajuda a deixar os usuários satisfeitos, uma vez que permite a identificação de problemas e antecipação de falhas. Uma das mais comuns, por exemplo, são as falhas de conexão à internet.

Tendo um acompanhamento em tempo real possibilita visualizar uma sobrecarga de tráfego e tomar atitudes para evitar que os usuários fiquem sem acesso à rede mundial de computadores.

   

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